Os benefícios do chá preto

Uma xícara de chá após o almoço e o jantar pode neutralizar alguns efeitos prejudiciais de uma refeição rica em gorduras, ajudando a prevenir problemas cardíacos.

De acordo com estudos realizados na Universidade de medicina de Tóquio, na Japão, quando a pessoa consome alimentos gordurosos, o nível de lipídios no sangue aumenta. Isso estimula a produção de radicais livres, que provocam enrijecimento e constrição temporária dos vasos sangüíneos, principalmente em quem já tem doenças cardiovasculares. “Os antioxidantes do chá ajudam a eliminar os radicais livres, a manter os vasos flexíveis e a promover um fluxo sangüíneo saudável”, afirma o pesquisador Yoshikazu Takanami.

Foram pesquisados dois grupos de pessoas, consumindo uma refeição rica em gordura. O primeiro grupo ingeria água após as refeições e o segundo grupo chá preto. A pesquisa foi realizada com pessoas de 21 a 38 anos, saudáveis. O resultado foi que o grupo dois, que bebeu chá preto, mostrou um fluxo sangüíneo maior no antebraço. “Isso sugere que os antioxidantes da bebida ajudaram a manter o funcionamento dos vasos”, diz Takanami.

Segundo o endocrinologista Cláudio Rodrigues, o chá atenua os efeitos nocivos dos alimentos gordurosos porque dão ao organismo um tempo maior para transformar as gorduras de baixa densidade (que resultam o mau colesterol) em gorduras de alta densidade.

O consumo do chá preto traz tanto o benefício dos bioflavonóides como da cafeína, que é vasodilatadora. Ao dilatar os vasos, a cafeína facilita a passagem das placas gordurosas. Então essas placas irão até o fígado, onde poderão ser destruídas, prevenindo o depósito nas artérias.

Navegue pelo menu ao lado para saber mais sobre a dietas dos chás

Fonte: Bem Star

 

Política de Privacidade | Contato | Corpo Perfeito | ©2008 Mais que Beleza